DANÇAS URBANAS
Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa
Técnica Vocal & Canto
Com referências nas danças urbanas/street dance a prática para o conhecimento e a vivência é baseada em coreografias criadas com todos os estilos, (Old School) e suas vertentes.
Um estilo de dança mais dinâmico criado numa concepção de corpo e movimento. Uma das grandes características vinculadas as Danças Urbanas é a improvisação e a mistura de linguagens, com desenvolvimentos de conversações em conjunto com o grupo, objetivando a participação do estilo nos trabalhos teatro/musicais realizados durante o ano.
Guilherme Rosa(Em formação: Educação Física Licenciatura - Universidade Cruzeiro do Sul - Aluno da Cia de dança Arlequim).
O projeto Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa visa complementar a formação artística na Companhia Estilos, uma vez que a fluência na língua materna é indispensável para a atuação do artista, de modo especial do ator que tem a linguagem como instrumento de transmissão de ideias e emoções.
Os encontros formativos objetivam preparar os atores para o bom uso de língua Portuguesa e seus recursos, os quais colaboram na expressividade inerente à atuação teatral, por meio de figuras de linguagens, uso adequado da prosódia, leitura e estudos de textos em prosa e poesia, estudos gramaticais, entre outros, tendo em vista a clareza e a adequação na transmissão de ideias por meio da oralidade.
A formação contida no Projeto oferece aos participantes o aprimoramento no bom desempenho linguístico tanto no plano da aquisição de conhecimentos para o exercício da arte cênica quanto para formação pessoal e profissional.
Márcio dos Reis Sales
(Formado em Letras e Pedagogia, especialista em Língua Portuguesa. Atualmente é Assistente de Coordenação Geral do C.I.E.J.A – Itaquera SP.)
Teatro
As aulas de teatro objetivam contribuir para o desenvolvimento emocional, do pensamento crítico do corpo e da mente, promovendo a interação e a cooperação do trabalho em grupo. Neste projeto são trabalhados jogos teatrais, improvisações que possibilitam aos alunos a vivência do fazer teatral, explorando a criatividade, a voz e o corpo tanto como atores como expectadores.
Simone Santana
(Professora de Arte-Cênica. DRT 0038844. Cursando ETA – Estúdio de Treinamento Artístico, Arte Cênica: Alfredo Volp, Mazaroppi e Cia Estilos).
Técnica Vocal & Canto
As aulas de técnica vocal têm como objetivo auxiliar todas as pessoas que utilizam a voz profissionalmente, sejam cantores (profissionais ou amadores), professores, jornalistas, locutores, advogados, atores, vendedores, operadores de telemarketing, telefonistas, enfim, todos aqueles que se interessam em utilizar as técnicas em prol da melhoria das sua qualidade vocal.
Neste projeto são trabalhados exercícios para a projeção e percepção da voz. A potencialização, o timbre, o tom, as artimanhas e o uso correto da voz no dia-a-dia.
Vanessa Kamikawachi
(Formada em Finanças pela UNIP. Área Musical: Técnicas de vocalização – Oficina Cultural de São Miguel Paulista, Oficina de Canto – Metacultural, Curso de fisiologia da voz e Técnica vocal I e II – Técnovoz, Filomusicologia; Formada em Teatro Iniciante e Teatro Musical).
Dança
A dança é não apenas uma arte que permite à alma humana expressar-se em movimento, mas também a base de toda a concepção de vida mais flexível, mais harmoniosa, mais natural. A dança não é, como se entende a acreditar, um conjunto de passos mais ou menos arbitrários que são o resultado de combinações mecânicas e que, embora possam ser úteis como exercícios técnicos, não poderiam ter a pretensão de constituírem uma arte: são meios e não um fim. (DUNCAN apud GARAUDY, 1980, p.57).
A dança possibilita ao aluno a sensibilização e a percepção corporal, incentiva a criatividade e melhora a autoestima. Nesse contexto, esta proposta é tornar o ambiente agradável, atrativo e de bem-estar, onde os bailarinos, atores e cantores (integrantes) possam descobrir e compreender que a dança é um instrumento que contribui muito para o desenvolvimento psicomotor, pessoal e social.
Cleiton Araújo
(Formado em Educação Física pela UNICSUL – Professor de dança (Formação em 1998 pela Academia Ritmo Quente, Diretor e Coreógrafo CIA de dança e teatro ESTILOS desde 2009).
L.I.B.R.A.S. (Língua Brasileira de Sinais).
Projeto que proporciona aos integrantes o contato com a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e futuramente com a comunidade surda. Aprimora a expressão corporal e facial analisando a ética na tradução/ interpretação e conhecimento da cultura surda, identidade e história dos surdos.
Os encontros objetivam preparar os bailarinos, atores e cantores para interpretação e tradução das músicas e textos de apresentação em escolas e faculdades que hoje fazem parte do processo de inclusão.
Cleiton Araújo
(Formado em Educação Física pela UNICSUL – Professor de dança (Formação em 1998 pela Academia Ritmo Quente, Diretor e Coreógrafo CIA de dança e teatro ESTILOS desde 2009).